Ir para o conteúdo

Por que os valores máximos do gráfico são diferentes dos máximos do relatório?

A resposta curta é que a filtragem dos dados dos gráficos é diferente da filtragem usada no relatório.

O que é filtragem?

Os dados adquiridos do motor apresentam uma série de oscilações, ruído, vibrações que são próprios da natureza dos motores de combustão. As vibrações e ruídos que sentimos na sala de testes também são sentidos pelo sistema de aquisição de dados.

Isso faz com que ao medir obtenhamos uma medição com muitos picos e vales. A magnitude desse ruído dependerá de vários fatores como os próprios desbalanceamentos mecânicos, amortecimento mecânico do motor, desempenho do motor, níveis de interferência elétrica, e também a própria configuração do sistema de aquisição no que diz respeito à filtragem desse ruído na eletrônica e a forma como o sinal é processado.

O sistema Accudyno produz uma filtragem mínima do sinal que entra. Fazemos isso para poder contar com a maior quantidade de informação e também porque o sistema Accudyno permite obter dados precisos.

NOTA

Um sinal extremamente suavizado e filtrado é sintoma de um mau sistema de medição. É importante contar com dados brutos muito ricos.

Analogia

Reunião

Se nos encontramos em uma reunião com muitas pessoas falando, mas nos interessa o que está dizendo a pessoa à nossa frente, nosso cérebro eliminará o resto das conversas, as filtrará, para nos concentrarmos em nosso interlocutor. Mas se no meio dessa conversa ouvimos alguém dizer nosso nome, provavelmente vamos nos virar para ver quem está nos chamando.

Quando contamos com um sistema que permite captar muita informação com grande nível de detalhe, poderemos encontrar nesses dados informação que nos interesse, seja o sinal principal -Potência- ou algum sinal estranho que está se somando como seriam as vibrações, ruídos ou pequenas falhas.

Em alguns sistemas, esse ruído de fundo é eliminado completamente, e ficamos com uma "conversa" limpa, mas estamos perdendo o que acontece ao nosso redor e se alguém nos chama, não vamos ouvir.

Em nosso sistema, esse ruído de fundo é registrado, como seria registrado com um microfone presente na reunião. No entanto, contamos com ferramentas para permitir isolar o sinal que nos interessa do resto do ruído. Nisso consiste a filtragem que na realidade é uma pós-filtragem já que é uma filtragem que se realiza depois de ter adquirido os sinais. Tal como faríamos mudando nossa atenção em uma gravação do som dessa reunião, às vezes podemos prestar atenção à conversa e ao ouvi-la novamente, podemos prestar atenção ao fundo.

PRÁTICA

Em termos práticos, isso significa que normalmente queremos ver o sinal com uma filtragem alta, já que nos interessa a tendência geral da potência, e não as pequenas variações. Mas também é bom ver o gráfico com filtragem baixa para poder detectar algumas pequenas falhas, vibrações, desbalanceamentos, etc. que em alguns casos refletem problemas subjacentes no motor, ou na sala.

Efeito no máximo

O sistema possui duas filtragens. Uma é uma filtragem de nível fixo que está pré-selecionada para o Relatório e o outro nível de filtragem é selecionável pelo usuário para os Gráficos.

EQUIVALÊNCIA

Na versão 3.5, os níveis de filtragem vão de 0 a 5. A filtragem fixa do Relatório corresponde ao nível 2.

Na versão 3.4, os níveis de filtragem possíveis são baixo, médio e alto. O Relatório teria filtragem média.

Se no Gráfico utilizamos o mesmo nível de filtragem que no Relatório, então os valores de pico máximo serão iguais. Mas se a filtragem do Gráfico é maior que a filtragem do Relatório, por exemplo, se temos o Gráfico em Alto - e o Relatório está fixo em médio- encontraremos que os picos do Gráfico se suavizarão mais e provavelmente o máximo será menor que o máximo que aparece no Relatório.

Máximos

Isso é mais notável em sinais com muito nível de ruído ou vibrações. Nesses casos, a diferença nos máximos do sinal filtrado e do sinal sem filtrar será mais notável. Por exemplo, nesta imagem vemos o mesmo sinal com dois níveis de filtragem distintos aplicados. O sinal azul é o sinal bruto, com muito mais informação, mas também com muito mais ruído. O sinal vermelho está filtrado. Vemos que os picos de ruído do sinal azul fazem com que o máximo chegue a um valor mais elevado que o máximo do sinal vermelho.

Solução

Na realidade, não seria estritamente uma solução, porque não há um problema. São simplesmente formas diferentes de ver os mesmos dados.

Mas a nível prático, se queremos evitar dar explicações aos clientes, o que deve ser feito é buscar o nível de filtragem do Gráfico que nos entregue a mesma potência máxima que entrega o Relatório

O mais prático seria configurar os presets do Gráfico para ter uma configuração com filtragem alta, e outra com filtragem média para alterná-las facilmente com os botões de preset de 1 a 9.